O Tribunal Superior Eleitoral aprovou no final da noite de terça-feira (9) a realização de eleições suplementares para prefeito nos municípios paraibanos de Marcação e de Itapororoca.
A relatora das ações envolvendo os dois municípios foi a ministra Cármen Lúcia, cujo voto foi acompanhado pelos demais ministros.
As eleições em Marcação acontecerá depois que o prefeito Paulo Sérgio da Silva Araújo e o vice Valdi Fernandes da Silva foram cassados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico nas eleições de 2008.
Já no caso de Marcação, o prefeito José Adamastor Madruga foi reeleito, mas não pode assumir depois de ter seu registro de candidatura impugnado pelo TSE, devido à reprovação de contas referentes a mandatos anteriores.
Assim, o segundo colocado na disputa, Celso Morais, acabou empossado. Mas logo depois ele também foi afastado, porque o TRE entendeu que como mais de 50% dos votos válidos foram anulados a eleição estava anulada.
Desde então o presidente da Câmara Municipal de Itapororoca, o vereador Erilson Cláudio, está no poder esperando as novas eleições serem realizadas
Caberá ao TRE da Paraíba definir a data dos pleitos, mas o TSE já disse que outras urnas eletrônicas deverão ser utilizadas nas eleições suplementares, devendo ser preservadas as que foram empregadas nas eleições gerais de outubro.
Fonte Blog do Dercio