sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ex-Governador Cássio Cunha Lima volta à mira TRE - Mais Problemas

 

Envelopes amarelos: Cássio volta a mira do TRE
MAIS PROBLEMA: Cássio Cunha Lima volta à mira da Justiça nos próximos dias; TRE retoma processo polêmico após adiamento pedido pela defesa

O Tribunal Regional Eleitoral adiou na sessão desta sexta-feira o julgamento da AIJE 269, conhecida como o caso dos envelopes amarelos. O processo tem como relator o juiz Carlos Neves da Franca Neto. O adiamento foi a pedido de um dos advogados das partes e o caso deverá ser julgado na sessão do dia 8 de fevereiro.

A AIJE (Ação de Investigação Judicial) tem como autora a coligação Paraíba de Futuro, encabeçada pelo PMDB. Ela foi proposta durante a campanha de 2006 e envolve o ex-governador Cássio Cunha Lima, como 1° representado, e Gláucio Arnaud de Monteiro, como 2° representado.

Narra a petição inicial que no dia 26 de outubro de 2006, dois funcionários públicos, precisamente o Diretor do Departamento Administrativo e Financeiro da secretaria de Controle da Despesa Pública do Governo do Estado e o motorista do governo estadual, foram presos pela Polícia Rodoviária Federal portando a quantia de R$ 42.900, distribuídos em envelopes pardos e com destinatários certos e definidos.

Os destinatários seriam prefeitos e lideranças políticas que apoiavam a reeleição do governador Cássio Cunha Lima. Testemunhas ouvidas no processo deram uma outra versão e informaram que o dinheiro destinava-se a fazer face às despesas de carros de som, panfletagem, organização de eventos e para o pagamento de honorários advocatícios.

A ação dos envelopes amarelos é mais um dos casos que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral relacionados com as eleições de 2006 na Paraíba envolvendo o ex-governador Cássio Cunha Lima. Já foram julgados os casos FAC, do Jornal A União e dos gastos excessivos com publicidade.
 

.