Josusmar Barbosa
Posse de Genival revoltou os aliados de Lourival Delfino, que estava respondendo pelo Poder Executivo; um protesto foi realizado na BR-230.
Em meio à campanha para prefeito de Soledade, no Agreste da Paraíba, mais um fato aumentou a temperatura política na cidade. Por decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o vereador Genival Matias Neto (PTdoB) assumiu ontem a presidência da Câmara Municipal e, por conseguinte, a prefeitura. No primeiro ato, ele demitiu oito secretários e pretende exonerar hoje mais 42 detentores de cargos comissionados, totalizando 50. A posse de Genival revoltou os aliados de Lourival Delfino (PTB), que estava respondendo pelo Poder Executivo, e o grupo do prefeito cassado José Bento Leite (PT), chegando a interditar a BR-230 na entrada do município.
Pela manhã, Genival foi notificado pela Justiça para tomar posse como presidente da Câmara. Quando ele chegou à sede do Poder Legislativo, as portas estavam fechadas. Diante disso, as fechaduras foram arrombadas e a nova mesa diretora entrou no prédio. Em seguida, Genival foi até a sede da prefeitura, mas foi proibido de entrar pela Guarda Municipal. Ele comunicou o fato à Polícia Militar, que chegou ao local e garantiu o acesso ao prédio.
Ao assumir, Genival Neto demitiu o secretariado e hoje dá posse aos novos auxiliares do primeiro escalão. Em seguida, fará uma reunião com os secretários para exonerar pelo menos 42 comissionados, a exemplo de diretores de órgãos públicos e assessores. “Os secretários foram demitidos não por perseguição política, mas devido à incompetência”, explicou o prefeito interino, que anunciou também uma auditoria nas contas da prefeitura.
DUAS CHAPAS SÃO REGISTRADAS
Apesar de ter o nome homologado na convenção do último domingo, Luizinho Batista de Oliveira (PCdoB) desistiu de concorrer à prefeitura de Soledade, juntamente com o vice Pedro José Gomes. O partido, então, decidiu integrar a coligação 'Soledade de Todos´ (PDT, PTN, PPS, DEM, PMN, PSB, PSDB, PSD, PCdoB e PTdoB). A chapa registrada é encabeçada por Flavinho Aureliano Neto (PTN), tendo como vice Beto Garcia (PSB).
A segunda chapa é da coligação 'Unidos pela Vontade do Povo' (PT, PP, PMDB, PR, PTC, PV e PEN), encabeçada por Vânia Leal Barros (PMDB) e Miranda Neto (PT), na vice.
A propaganda eleitoral passará a ser permitida a partir de hoje, podendo os partidos políticos registrados fazerem funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.
Amanhã, a juíza da 23ª Zona Eleitoral, Bárbara Bortoluzzi Emmeerich, vai se reunir com os partidos para definir a realização de comícios, carreatas e passeatas, bem como debate com os candidatos e tempo no guia eleitoral e rádio.
