sábado, 12 de março de 2011

Efraim diz que DEM não sofrerá mudanças na Paraíba caso Kassab crie novo partido

 


Efraim disse que, tanto ele, quanto o DEM, irão se pronunciar com mais profundidade sobre o assunto, a partir da próxima quinta-feira (15), quando acontecerá a convenção nacional do partido

O secretário estadual de Infraestrutura e presidente estadual do DEM na Paraíba, Efraim Morais, falou neste sábado (12), em entrevista exclusiva sobre a possível saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do partido para criar uma nova sigla. Segundo ele, a decisão de Kassab é “unilateral” e não representa o pensamento da grande maioria dos democratas, espalhados Brasil afora.
“Na Paraíba não haverá nenhuma modificação, assim como estamos observando na maioria dos Estados, inclusive, em São Paulo. Se Kassab sair entra outro”, afirmou.
Kassab já fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)para saber se poder sair do DEM e não perder o mandato, mas Efraim disse que acha muito “perigoso ele tomar alguma decisão, no sentido de mudar de partido ou fundar uma nova sigla”. “É uma brecha perigosa, tomar alguma decisão sem um posicionamente definitivo do TCE”, completou.
Apesar das declarações, Efraim disse que, tanto ele, quanto o DEM, irão se pronunciar com mais profundidade sobre o assunto, a partir da próxima quinta-feira (15), quando acontecerá a convenção nacional do partido.
O secretário disse também na convenção da próxima semana os democratas irão definir as datas para a eleição dos diretórios estaduais e municipais.
Entenda o caso
Desde o final do ano passado o prefeito Gilberto Kassab vem manifestando intenção de deixar o DEM para se filiar a um partido que lhe dê apoio para disputar as eleições estaduais de São Paulo contra PSDB. No início de janeiro, o prefeito anunciou que iria para o PMDB, depois, em fevereiro, iniciou conversas com o PSB.
Agora, Kassab revela que quer criar um novo partido, o PDB (Partido Decmocratico Brasileiro). O novo partido será fundado para livrar de punições por infidelidade partidária os políticos que migrarem com Kassab. A legislação só permite a troca de legenda com a apresentação de uma "justa causa" e a criação de uma sigla é uma justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.
Há informações de que, após a criação do PDB, Kassab se filiaria ao PSB, sem nenhum tipo de retaliação.
 
Cristiano Teixeira

.