A partir desta terça-feira (27), 4.000
bancários vão paralisar as atividades na Paraíba. A decisão foi tomada
por unanimidade na última quinta-feira durante assembléia da categoria. A
greve deve permanecer por tempo indeterminado.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Marcos Henrique, será realizada uma assembléia na noite desta segunda-feira (26), com caráter organizativo.
‘A greve é por tempo indeterminado. Todos os serviços estarão parados, com exceção da compensação’, afirmou o secretário. Ele continuou, ‘Queremos reajuste salarial de 12,8%, os bancos só querem dar 8%’. (Confira no final desta página a íntegra da reivindicação da categoria)
Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todo o país irão integrar a greve.
Saiba como agir durante a greve dos bancários: (Por Hélton Renê – Especialista em Direito do Consumidor)
- Com relação ao pagamento de contas (água, telefone, cartões de crédito), o consumidor deverá procurar outra via de acesso para saldar suas dívidas junto com os seus credores, ligando para suas centrais de atendimento, registrando sempre o protocolo de atendimento.
- Quem faz pagamento de faturas como cartões de crédito, contas de água e luz, por exemplo, uma saída é procurar as vias mais habituais como casas lotéricas, multibanks etc.
- Deve-se lembrar que nos casos de saques, as casas lotéricas possuem um limite diário que pode prejudicar o consumidor que necessita de saques de maior volume. A dica é conversar com o gerente para a possibilidade desse aumento.
- Para quem ainda não utiliza os serviços de pagamento direto na conta, seria uma ótima oportunidade para aderir a esses serviços. Traz comodidade rapidez e segurança, ficando apenas a cargo do consumidor o monitoramento das contas.
- Lembrando ainda que caso o consumidor não tenha recebido outra forma de via de acesso aos seus pagamentos, não deverá pagar por qualquer acréscimo ou multa, de acordo com o Código de Defesa do consumidor, que obriga no seu art 22 o serviço como os dos Bancos serem adequados e eficazes, e quanto aos essenciais, contínuos.
- Caso o consumidor venha a ter qualquer prejuízo, mesmo procurando outras vias de acesso, pode realizar uma reclamação em qualquer Órgão de Defesa do Consumidor ou ir ao Juizado especial.
Veja as principais reivindicações da categoria:
Remuneração
- Reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%).
- Piso igual ao salário mínimo do Dieese: R$ 2.297,51 (em junho).
- PLR: três salários mais R$ 4.500.
- Plano de Cargos e Salários (PCS) em todos os bancos.
- Gratificação semestral de 1,5 salário para todos os bancários.
- Contratação da remuneração total dos bancários.
- Vale-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta e auxílio creche/babá iguais ao salário mínimo (R$ 545).
- Auxílio-educação para todos os bancários.
- Previdência complementar para todos os bancários.
Emprego
- Garantia de emprego;
- Proteção contra a dispensa imotivada, combatendo a rotatividade.
- Contratação de mais bancários;
- Fim das terceirizações.
- Jornada de trabalho de seis horas para todos os bancários.
- Ampliação do horário de atendimento para das 9h às 17h com dois turnos de trabalho;
- Tempo de até 15 minutos de espera nas filas nos dias normais;
- Abono assiduidade de cinco dias por ano.
Igualdade de oportunidades
- Igualdade na contratação, remuneração e ascensão profissional.
- Realização de um novo censo para avaliar os resultados dos programas implantados pelos bancos para combater a discriminação.
- Prorrogação automática da licença-maternidade de quatro para seis meses, sem necessidade de solicitação por parte da bancária.
- Condições de acessibilidade nas agências tanto para bancários como para clientes com deficiências.
Saúde do trabalhador
- Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral.
- Participação dos trabalhadores na fixação das metas, que devem levar em consideração o tamanho, a localização e o perfil econômico das dependências, e não podem ser individuais.
- Fim da divulgação de rankings individuais sobre cumprimentos de metas.
- Suspensão do trabalho em espaços físicos em reforma.
- Manutenção do salário e demais direitos no período de afastamento por problemas de saúde.
Segurança bancária
- Assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros e extorsões.
- Emissão da CAT para quem esteve no local de assaltos e sequestros.
- Fechamento das agências após assaltos, consumados ou não.
- Porta de segurança, câmeras com monitoramento em tempo real e vidros blindados em todas as agências e postos.
- Biombos entre a fila de espera e os caixas e divisórias individualizadas entre os caixas internos e os eletrônicos para combater "saidinha de banco".
- Proibição ao transporte de valores e à guarda das chaves das unidades pelos bancários.
- Adicional de 30% de risco de morte para agências, postos e tesouraria.
Confira o calendário das atividades
Dia 26 – Assembleia de organização da greve
Dia 27 – Início da Greve
Pollyana Sorrentino
Fonte: correio

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Marcos Henrique, será realizada uma assembléia na noite desta segunda-feira (26), com caráter organizativo.
‘A greve é por tempo indeterminado. Todos os serviços estarão parados, com exceção da compensação’, afirmou o secretário. Ele continuou, ‘Queremos reajuste salarial de 12,8%, os bancos só querem dar 8%’. (Confira no final desta página a íntegra da reivindicação da categoria)
Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todo o país irão integrar a greve.
Saiba como agir durante a greve dos bancários: (Por Hélton Renê – Especialista em Direito do Consumidor)
- Com relação ao pagamento de contas (água, telefone, cartões de crédito), o consumidor deverá procurar outra via de acesso para saldar suas dívidas junto com os seus credores, ligando para suas centrais de atendimento, registrando sempre o protocolo de atendimento.
- Quem faz pagamento de faturas como cartões de crédito, contas de água e luz, por exemplo, uma saída é procurar as vias mais habituais como casas lotéricas, multibanks etc.
- Deve-se lembrar que nos casos de saques, as casas lotéricas possuem um limite diário que pode prejudicar o consumidor que necessita de saques de maior volume. A dica é conversar com o gerente para a possibilidade desse aumento.
- Para quem ainda não utiliza os serviços de pagamento direto na conta, seria uma ótima oportunidade para aderir a esses serviços. Traz comodidade rapidez e segurança, ficando apenas a cargo do consumidor o monitoramento das contas.
- Lembrando ainda que caso o consumidor não tenha recebido outra forma de via de acesso aos seus pagamentos, não deverá pagar por qualquer acréscimo ou multa, de acordo com o Código de Defesa do consumidor, que obriga no seu art 22 o serviço como os dos Bancos serem adequados e eficazes, e quanto aos essenciais, contínuos.
- Caso o consumidor venha a ter qualquer prejuízo, mesmo procurando outras vias de acesso, pode realizar uma reclamação em qualquer Órgão de Defesa do Consumidor ou ir ao Juizado especial.
Veja as principais reivindicações da categoria:
Remuneração
- Reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%).
- Piso igual ao salário mínimo do Dieese: R$ 2.297,51 (em junho).
- PLR: três salários mais R$ 4.500.
- Plano de Cargos e Salários (PCS) em todos os bancos.
- Gratificação semestral de 1,5 salário para todos os bancários.
- Contratação da remuneração total dos bancários.
- Vale-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta e auxílio creche/babá iguais ao salário mínimo (R$ 545).
- Auxílio-educação para todos os bancários.
- Previdência complementar para todos os bancários.
Emprego
- Garantia de emprego;
- Proteção contra a dispensa imotivada, combatendo a rotatividade.
- Contratação de mais bancários;
- Fim das terceirizações.
- Jornada de trabalho de seis horas para todos os bancários.
- Ampliação do horário de atendimento para das 9h às 17h com dois turnos de trabalho;
- Tempo de até 15 minutos de espera nas filas nos dias normais;
- Abono assiduidade de cinco dias por ano.
Igualdade de oportunidades
- Igualdade na contratação, remuneração e ascensão profissional.
- Realização de um novo censo para avaliar os resultados dos programas implantados pelos bancos para combater a discriminação.
- Prorrogação automática da licença-maternidade de quatro para seis meses, sem necessidade de solicitação por parte da bancária.
- Condições de acessibilidade nas agências tanto para bancários como para clientes com deficiências.
Saúde do trabalhador
- Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral.
- Participação dos trabalhadores na fixação das metas, que devem levar em consideração o tamanho, a localização e o perfil econômico das dependências, e não podem ser individuais.
- Fim da divulgação de rankings individuais sobre cumprimentos de metas.
- Suspensão do trabalho em espaços físicos em reforma.
- Manutenção do salário e demais direitos no período de afastamento por problemas de saúde.
Segurança bancária
- Assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros e extorsões.
- Emissão da CAT para quem esteve no local de assaltos e sequestros.
- Fechamento das agências após assaltos, consumados ou não.
- Porta de segurança, câmeras com monitoramento em tempo real e vidros blindados em todas as agências e postos.
- Biombos entre a fila de espera e os caixas e divisórias individualizadas entre os caixas internos e os eletrônicos para combater "saidinha de banco".
- Proibição ao transporte de valores e à guarda das chaves das unidades pelos bancários.
- Adicional de 30% de risco de morte para agências, postos e tesouraria.
Confira o calendário das atividades
Dia 26 – Assembleia de organização da greve
Dia 27 – Início da Greve
Pollyana Sorrentino
Fonte: correio