quarta-feira, 16 de julho de 2014

TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE DENÚNCIA CONTRA PREFEITA DE JUAZEIRINHO POR CRIME DE RESPONSABILIDADE

JUAZEIRINHO - O pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (16), decidiu, por unanimidade, pelo recebimento de denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra Carleusa Castro Marques de Oliveira (PTB), atual prefeita do município e de mais quatro denunciados, suspeitos, em tese, de crime de responsabilidade.
 
O relator do processo de nº 0797757-81.2008.815.0000, foi o desembargador Arnóbio Alves Teodósio.
 
A decisão, que julgou procedente os fatos narrados na denúncia, também manteve no cargo a prefeita, sem a necessidade de seu afastamento e sem decretar a prisão preventiva dos envolvidos.
 
Consta na denúncia que a prefeita é acusada de praticar várias irregularidades, entre elas a realização de despesas com exames médicos sem prévio procedimento licitatório e despesas fictícias com abastecimento de água potável em carro-pipa e com serviços de limpeza urbana, além de desvio e uso de bem locado ao município para fins alheio a administração pública.
 
Pesa, ainda, sobre a prefeita, outras irregularidades, como o pagamento de uma complementação salarial a senhora Maria de Lourdes Oliveira, sem qualquer justificativa legal; despesas com serviços de estradas vicinais; pagamento de despesa a vereador do município, em desobediência a Lei Orgânica Municipal; e, também, a uma servidora que efetivamente nunca prestou serviços ao município.
 
Ao decidir pelo recebimento da denúncia, o relator do processo entendeu que não havia nenhuma razão e nem motivos para julgar improcedente o pedido, mesmo tendo os denunciados nos autos rebatiodos os fatos narrados na denúncia.
 
“Constando-se a presença de indícios suficientes da autoria e da prova da materialidade dos delitos, bem como, se preenchidos os requisitos do art. 41 do CPP, é de regra o recebimento da denúncia”, ressalta.
 
Tal esposa tal marido
 
Vale salientar que Carleusa é esposa do ex-prefeito, Fred Marinheiro (2001 - 2008), que durante os 8 anos a frente do município cometeu diversas irregularidades e está enquadrado na Lei da Ficha Limpa sem poder disputar qualquer cargo público.
 
Carleusa, filha do deputado Estadual, Carlos Dunga (PTB), entrou na disputa pela Prefeitura em 2012 na véspera da votação porque seu marido não pôde concorrer ao cargo por ser Ficha Suja e acabou comentendo estelionato eleitoral, já que a foto dele permaneceu na urna e, na hora de votar, os eleitores ficaram confusos.
 
Ela está licenciada do cargo desde o mês de fevereiro e deve voltar em agosto. Em seu lugar está o vice, Jonilton Fernandes (PSB).

Assessoria de Imprensa do TJPB
 
Da redação com informações de Clélia Toscano

helenolima.com

.