Arquimedes de CastroApós destilar comentário racista no perfil do jornalista Daniel Motta, que também trabalha no Sistema Correio, Arquimedes de Castro entra para a extensa lista dos funcionários dessa enfadada empresa de Comunicação que já perdeu a credibilidade diante do seu público e extrapolou o limite da paciência de todos que tem bom senso. Lamentável.

Como se não bastasse o radialista Fabiano Gomes agredir e incitar a violência, principalmente com seus termos chulos contra as mulheres, agora surge um radialista racista.

O racismo e a discriminação a qualquer título são abomináveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raça, do sexo, da idade, da profissão, etc…

O Brasil é um país de cultura escravocrata e com grande miscigenação de raças, fatores estes que contribuíram para a existência de diversidades de culturas, valores e crenças. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vários anos de exploração econômica do proletariado, aos 350 anos de escravidão negra e da subseqüente abolição sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condições mínimas para eles subsistissem; além das desigualdades relativas às mulheres, aos idosos e às crianças, que também foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba se pronunciou nas redes sociais na noite desse domingo (22) e declarou que tomará as devidas providências:

Confira abaixo as postagens

"Depois da Lei Áurea tudo é possível"
Quem disse isso? O jornalista Arquimedes de Castro, recém-contratado diretor de Jornalismo da rádio 98 FM de Campina Grande. Ele é também apresentador do programa Balanço Geral e escreve a coluna Informe Político no jornal Correio da Paraíba, onde defendeu o radialista Fabiano Gomes no episódio da semana retrasada.
Arquimedes escreveu esse comentário numa foto do também jornalista Daniel Motta, repórter da sucursal do Correio da Paraíba de Campina Grande.

Daniel, que é negro, postou fotos de suas férias na praia de Pipa (RN) em seu perfil do Facebook, sendo alvo do ataque racista e repugnante de Arquimedes.

Informo que Daniel está indignado com o comentário e que o SindJornalistas PB vai atuar sobre este caso de racismo envolvendo os dois jornalistas.

Informo também que, durante a entrega do Prêmio AETC, Beatriz Ribeiro, dona do Sistema Correio, pediu-me desculpas pelos ataques de Fabiano a mim e disse que gostaria de conversar comigo com calma. Acho que agora essa conversa é mais do que necessária…
Nossa total solidariedade ao companheiro Daniel Motta, que é um jornalista ético e comprometido com a profissão, seja em seu exercício ou fora dele!
Compartilhem esta denúncia e a cara desse racista!

Rafael Freire – Presidente do Sindicato dos Jornalistas

Print do racismo cometido pelo radialista Arquimedes de Castro:
danielmotta